Boletins eleitorais destruídos em Nampula apesar de apelo do CIP
Apesar dos esforços da sociedade civil para suspender a destruição dos materiais eleitorais das eleições de outubro de 2024, há confirmação de que boletins, atas e editais já foram incinerados em alguns distritos da província de Nampula. A informação foi divulgada enquanto o pedido do Centro de Integridade Pública (CIP) ainda aguarda decisão do Tribunal Administrativo.
Ivan Maússe, pesquisador do CIP, alertou que a destruição dos documentos compromete a possibilidade de futuras investigações sobre suspeitas de irregularidades no processo eleitoral, agravando o clima de desconfiança no sistema. “O CIP não recebeu qualquer resposta do tribunal sobre a provisão ao pedido de suspensão”, afirmou.
Além disso, Maússe destacou a necessidade de reformar a legislação eleitoral para evitar que documentos relevantes sejam eliminados em prazos tão curtos. “É urgente repensar a lei eleitoral, permitindo um prazo mais longo para a conservação desses documentos, como já ocorre em outras jurisdições”, defendeu.
Fonte: DW
Mais notícias da atualidade em: dw.com/portugues