Na tarde de quinta-feira, 20 de outubro, a Polícia da República de Moçambique (PRM) realizou uma operação no bairro de Namicopo, PRM em Nampula, que resultou na detenção de seis indivíduos. Esses homens estavam se passando por técnicos da Eletricidade de Moçambique (EDM), a empresa pública responsável pela eletrificação do país. A ação policial é motivada por denúncias de roubo de materiais e ligações clandestinas na cidade.
Entre os detidos, destaca-se um supervisor da EDM, que possui 18 anos de experiência na empresa.
Ele e os outros cinco indivíduos foram flagrados em atividades suspeitas, que incluíam a instalação de ligações elétricas irregulares e o desvio de materiais da empresa. A PRM em Nampula informou que a operação faz parte de um esforço contínuo para combater a criminalidade relacionada à eletricidade e proteger os cidadãos de fraudes.
A Porta-Voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, confirmou a detenção destes meliantes em Nahene, no bairro de Namicopo, Cidade de Nampula. De acordo com a Porta Voz, os mesmos faziam ligações clandestinas e extorquiam às suas vítimas com valores monetários, principalmente no bairro de Namicopo.
“Para além de cobrar dinheiro às vítimas, a Polícia recuperou vários materiais que os mesmos haviam roubado na EDM(…) neste momento trabalhamos para apurar a veracidade dos factos e proceder, caso haja, a detenção de outros cúmplices do crime”,- terminou Rosa Chaúque, em entrevista à imprensa.
A PRM está intensificando suas ações para desmantelar redes de crime que operam sob a fachada de serviços legítimos. A detenção dos seis indivíduos é um passo importante nesse sentido. A polícia também fez um apelo à população para que denuncie qualquer atividade suspeita relacionada à eletricidade.
A operação da PRM em Nampula destaca a importância da colaboração entre a polícia e a comunidade na luta contra a criminalidade. A EDM, por sua vez, reafirma seu compromisso em garantir um fornecimento seguro e confiável de eletricidade para todos os moçambicanos.