Mais de 100 novos casos de cólera foram registados na província de Nampula desde sexta-feira, elevando o total para 579 nos distritos de Nampula, Murrupula e Mogovolas.
Mogovolas continua a ser o mais afetado, com 302 casos, mas a recolha de dados foi prejudicada após a vandalização do Centro de Tratamento de Cólera
Samuel Felipe Carlos, em uma conferência de imprensa. Segundo ele, até a última quarta-feira, 22 casos foram internados na cidade de Nampula, sem registos de óbitos. Já em Murrupula, o número de casos de diarreia vem aumentando, com uma média diária de 47 casos e 21 pacientes internados.
As autoridades de saúde afirmam que estão redobrando esforços para controlar a situação e sensibilizar a população sobre a importância da higiene pessoal e coletiva. No entanto, a realidade das ruas e bairros mais pobres conta outra história: falta de saneamento básico, água potável escassa e condições precárias em muitos hospitais e alertam que mitos e desinformação dificultam a vacinação, comprometendo o combate ao surto.